sabato 13 aprile 2024

Attività culturali portoghesi in vista del 25 aprile

 In vista del 25 aprile, divulghiamo di seguito le seguenti attività, organizzate in Portogallo, alle quali è possibile partecipare online:


  • Quatro conversas sobre censura e liberdade de criação, Salgueiro Maia, Paulo Freire e canção de protesto na série «50 Anos do 25 de Abril» de CHAM Talks

Em Abril, os episódios de «CHAM Talks, um podcast para ouvir ciência» serão semanais e todos dedicados aos 50 Anos do 25 de Abril. O primeiro está já disponível: João Luís Lisboa conversa com Teresa Lacerda sobre formas de censura e liberdade de criação e publicação: https://www.youtube.com/watch?v=Uzoil4dMg_8&list=PLegtL4W3lr3OX-nUaQDaIQqtZo00VUK_u&index=32
A série «50 Anos do 25 de Abril» tem o apoio do Museu do Aljube Resistência e Liberdade e da Comissão 50 Anos 25 Abril.

  • No dia 19Débora Dias conversa sobre Paulo Freire e a Revolução Portuguesa. No dia 26, será a vez de Federica Lupati falar sobre a canção de protesto e a sua herança no rap.

https://cham.fcsh.unl.pt/actividades-periodicas.php?p=4908



https://www.youtube.com/watch?v=Aj7D4JrubN0 Salgueiro Maia, seu jornal e o poder do humor: conversa com João Pedro Ferreira em «CHAM Talks, um podcast para ouvir ciência» O Capitão de Abril Salgueiro Maia entrou para a Academia Militar em 1964, começou a estudar Antropologia em 1969 em plena Crise Académica e participa na Guerra Colonial entre 1967 e 1973. Estas experiências e ambientes marcaram a sua evolução intelectual e política? João Pedro Ferreira conversa sobre estes e outros episódios da vida de Salgueiro Maia, recuperando seus escritos, nomeadamente no jornal da companhia que comanda na Guiné, Os Progressistas, num projecto em colaboração com a Biblioteca do Exército. João Pedro Ferreira aborda também os actos subversivos dos militares durante a guerra, a importância do humor e o seu impacto corrosivo no sistema. A entrevista é conduzida por Isabel Araújo Branco. João Pedro Ferreira é investigador integrado do CHAM-Centro de Humanidades, doutorado em História e Teoria das Ideias, com a tese «Castigar a rir. O humor na imprensa periódica em Portugal (1797-1835)». Mestre em História Cultural e Política, é autor de vários livros, capítulos e artigos, tendo recebido financiamentos da FCT e da FLAD. É ainda jornalista, colaborando com diversas publicações. A série «50 Anos do 25 de Abril» é uma parceria do CHAM - Centro de Humanidades (NOVA FCSH—UAc), do Museu do Aljube – Resistência e Liberdade e da Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril. Na próxima sexta-feira, Débora Dias fala sobre Paulo Freire e a Revolução Portuguesa.

Nessun commento:

Posta un commento